domingo, 24 de julho de 2011

Objetivos do Blog de Educação Financeira

O Blog da Educação Financeira foi criado com objetivo de auxiliar os professores geradores, que trabalham com a Educação Financeira nas escolas públicas no DF. Tem como objetivo ainda informar as pessoas sobre orçamento pessoal, dicas de economia, gastos públicos e investimentos financeiros.

1.    Justificativa
Apresenta como uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos e a realizar seus sonhos individuais e coletivos. Discentes e docentes financeiramente educados são mais autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só sua própria qualidade de vida como a de outras pessoas.
A Educação Financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o desenvolvimento do país.

2.      Modelo pedagógico
O modelo pedagógico foi concebido para oferecer ao aluno informações e orientações, baseadas em situações do cotidiano, que favoreçam a construção de um pensamento financeiro consistente, e o desenvolvimento de comportamentos financeiros autônomos e saudáveis, para que ele possa, como protagonista, de sua história, planejar e fazer acontecer a vida que deseja para si próprio, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence, porque é nelas que se encontram os dilemas financeiros que ele precisará resolver.
Para dar concretude a essas intenções, o modelo pedagógico se apoia em duas Dimensões conceituais: a Espacial e a Temporal, às quais se conectam sete objetivos gerais que, por seu turno, se traduzem em dez competências.

3.      Metodologia / Procedimentos
Desenvolver um trabalho com o tema, Educação Financeira, é um grande desafio para os educadores, porque a mídia motiva as pessoas a consumirem cada vez mais, independentemente de suas condições financeiras.
O educador terá que adotar uma postura diferente diante dessa nova realidade, incentivar e por em prática uma atitude responsável e consciente diante do consumo, contextualizando suas aulas com as informações e problemas financeiras atuais. Deverá ainda adaptar sua metodologia de trabalho a nova realidade, oportunizar aos alunos fazer discussões em sala, entre outros.
Os livros de Educação Financeira de 2010 abordaram os seguintes temas: 1 Vida cotidiana em família; 2 Bens pessoais e 3 Vida social. Todos os temas trabalhados terminam com as seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara, mais o Sonho Planejado.  O projeto teve início em agosto, após o teste de avaliação diagnóstica e terminou em novembro, foi trabalhado como  Projeto Piloto de Educação Financeira em parceria com o Instituto Unibanco, SEEDF, Banco Mundial e a CVN.
Em 2011 trabalharemos com o Bloco 2 com os temas: 04 Trabalho,05 Empreendedorismo; 06 Grandes Negócios; e Bloco 3 com os  temas:  07 Bens Públicos; 08 Economia no pais; 09 Economia no mundo. Todos os temas trabalhados terminam com as seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara, mais o Sonho Planejado.  

4.      A avaliação
A avaliação será contínua e individual, ao final de cada SDs, cada aluno, avaliará o seu próprio desempenho, com relação aos temas trabalhados, através das seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara. O professor poderá ainda sugerir a que os alunos façam apresentações coletivas dos textos trabalhados, promover discussões, debates, apresentações de teatrais, encenações musicais, entre outras.
5.      Cronograma
2010
Ø  Bloco 1
Ø  Público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio  
Ø  Agosto início do programa
Ø  Questionário dos alunos  
Ø  Questionário dos pais
Ø  Dezembro: avaliação final para os alunos com base nas SDs trabalhadas.

2011
Ø  Bloco 2 e 3
Ø  Público alvo alunos do 3º ano do Ensino Médio  
Ø  Maio dias 28 e 30/03 capacitação dos professores geradores
Ø  Abril início do programa
Ø  Junho Workshop dos pais com apresentação de vídeos mais um questionário de 38 questões
Ø  Dezembro fim do programa piloto com a avaliação final dos alunos com base nas SDs trabalhadas.





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