sexta-feira, 1 de julho de 2011

MERCADO DE TRABALHO

Quais são as habilidades mais importantes no trabalho? Josué Quirino
Como são os recursos básicos de comunicação de que uma empresa pequena precisa? Júlio Santana

Mude sua rotina

Autoconhecimento emocional: reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.

Controle emocional: a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às situações necessárias.

Organização de grupos: habilidade essencial da liderança. Envolvem iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidades de obter do grupo o conhecimento da liderança e a cooperação espontânea.

Negociação de soluções: papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.

Empatia: a capacidade de identificando e entendendo os desejos e ressentimentos das pessoas responderem de forma apropriada a canalizá-los ao interesse comum.

Identidade visual: Construir uma logomarca e uma linha de comunicação p/ todos os materiais ajuda a reforçar a imagem e contato com seus clientes.

Portfólio: Um material de apresentação da empresa que mostre os seus serviços para apoiar os processos de negociação com fornecedores, clientes ou parceiros.

Papelaria: Sua identidade pastas, envelopes, papel timbrado e cartão de visita. Uma padronização visual dos documentos emitidos.

Brindes: kit básico de comunicação, como canetas, lápis, chaveiro, pendrive, agenda e blocos de anotação.

Sinalização interna e externa: A comunicação no ponto de venda é fundamental para empresa. Assim devemos ter no escritório ou loja placas, indicativas, banners institucionais, faixas e uniforme, como camisetas.

Site: Além de ter um domínio próprio com @ nome da empresa é importante investir em projeto com visual atrativo, site para ter um conteúdo sempre atualizado sobre seus produtos e serviços.
Identificar: Fazer uma lista relacionando todas as atividades que são realizadas no dia-a-dia, por área e, tentar agrupá-las, na ordem dos participantes e dos recursos utilizados. A partir desse trabalho, teremos uma lista de processos para serem melhorados.

Analisar: Os problemas e apontar as soluções para resolvê-los? Durante a análise ou estudos de casos podemos colher sugestões do grupo, ideias diversas p/ automatizar, eliminar caminhos desnecessários, simplificar algumas etapas, entre outras melhorias.

Inovar: Atualize (livros, cursos) procure novas idéias as melhores práticas adotadas em organizações que são reconhecidas pela excelência nesse processo. O importante é tentar aprender com as novidades do mercado e incorporar esses conhecimentos aos processos de sua organização.

Treinar: Evitar a resistência, dê cursos, capacite as pessoas, elimine o desempenho ruim. Tenha sempre um plano de treinamento funcional e envolva todos no processo que foi modificado.



Sem dó de investir
Confira as ações realizadas pelas empresas para enfrentar a falta de mão de obra técnica:
·         76% Investem em programas de treinamento internos
·         60% Subsidiam cursos externos de capacitação para funcionários 
·         40% Desenvolvem parceiros com instituições acadêmicas e centros de formação

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