domingo, 4 de setembro de 2011

DIVÃ do Empreendedor

 Correio Braziliense, Brasília, sábado, de 04 de setembro de 2011
Desempenho acima da média
Como melhorar a performance de minha equipe?                                                                                                   Eva Gallardo
Para aumentar a capacidade de sua equipe gerar resultados, é necessário entender as causas do baixo desempenho, ou seja, os problemas que impedem a produtividade do grupo. Deve-se  identificar esses fatores e removê-los. Alguns obstáculos que envolvem o profissional talentoso é  desempenhar tarefas inadequadas ao seu perfil; falta de informações para o colaborador realizar a tarefa e ser mais produtivo; e dificuldades no processo de trabalho (falta de materiais) que impedem a equipe de gerar mais resultados. Uma vez que os principais empecilhos estejam removidos, você pode utilizar técnicas como:  
1.      Estabeleça prioridades: é fundamental que todos saibam quais são a prioridades para garantir que o trabalho esteja alinhado.  
2.      Defina resultados e não somente projetos: estabeleça quais os resultados esperados de forma que o colaborador possa propor ajustes ou novas ações para garantir que o resultado seja obtido e não somente que o projeto seja concluído.  
3.      Desafie sua equipe: estabeleça algumas metas desafiadoras, mas alcançáveis, é a melhora forma de usar todo o potencial do grupo para resolver problemas e melhorar a produtividade.   
4.      Delegue e oriente: Delegue e oriente seus colaboradores sobre como você espera que seja realizado o trabalho e os requisitos importantes.
5.      Dê feedback: Cobre e elogio os seus colaboradores, reconheça os resultados,  tanto os aspectos positivos como os negativos. Com esse processo você evita que os mesmos erros aconteçam.
Marketing de baixo custo e alto impacto tanto para o comércio como para a escola

Um dos principais desafios dos profissionais de marketing e de comunicação é desenvolver estratégias que não precisam de grandes investimentos e, ao mesmo tempo, gerem resultados para as pequenas empresas. Quando falamos em resultados precisamos discutir o que esperamos em relação a questões como:
Ø  Aumento de vendas (comércio) ou escola aumento de participação em sala de aula;
Ø  Fidelização aos clientes imagem da marca do mercado (imagem e marca da escola:  investe na relação professor x alunos, no trabalho pedagógico e na melhoria da parte física, busca novas parcerias);
Cada um desses temas pode ter ações diferentes.
1.    O primeiro passo é conhecer seus clientes (ou seus alunos), saber qual é o seu perfil, onde mora, por quer comprar na sua empresa (por estuda nesta escola), em quais concorrentes ele já comprou e quais são os seus hábitos (sua rotina fora da escola), para sabermos onde devemos investir. Para ter essas informações, você precisa fazer pesquisa com os grupos de clientes (alunos), analise seu banco de dados e converse com sua equipe de vendas ou com os gestores e os coordenadores pedagógicos sobre os: alunos, professores e pais.   
Com essas informações, a próxima etapa é elaborar ações como:
1.      Marketing direto: use os e-mail ou endereço de seus clientes, tem baixo custo e, é possível desenvolver ações bem direcionadas como ofertas exclusivas de acordo com o perfil do cliente. O retorno desse tipo de ação dependerá da personalização que foi feita junto a cada grupo de clientes.
2.      Eventos: tem baixo custo e atrai os clientes que podem gerar novas vendas. O evento pode ser desde um café da manhã para mostrar novos produtos ou até um horário diferenciado na sua loja para atender alguns clientes com promoções exclusivas.
3.      Indicação de clientes: transformar seus clientes em vendedores é uma forma de baixo custo e de alto retorno para. Por isso, ofereça alguns prêmios àqueles clientes que indicarem amigos com mesmo perfil que podem ser potenciais compradores.
4.      Compras coletivas: use-se os como forma de atrair novos clientes e, a partir daí, desenvolva ações de fidelização.
5.      Redes sociais: atrai um grande número de pessoas, tem baixo custo, é ótimo para manter contato com os principais clientes. Invista no desenvolvimento de ações que permitam um melhor relacionamento com seu público-alvo na Internet.





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