segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ECONOMIA

Correio Braziliense, Brasília, domingo, 18 de setembro de 2011

Crise Global / Inflação em alta e medo de desemprego leva as famílias da classe média a retirar produtos dos carrinhos de supermercado, inclusive os alimentos, e a reduzir as despesas com lazer. Temor é perder parte das conquistas dos últimos anos.

Arrocho no orçamento: Cristiane Bonfanti e Ana Carolina Dinardo
1.      Tendência
2.      Menos luxos
3.      Troca de marcas.
    Sonho de consumo
Computador, casa própria, universidade, primeira viagem de avião, cruzeiro smartphonee, casa na praia, viajar mais de avião, home theater, negócio próprio. 2014 pós-graduação, morar em grandes condomínios, viagem internacional e lap top.


    Tempos de cautela

Acostumada com tempos de bonanças, a nova classe média terá de apertar os cinto.  Com as altas nos preços e a crise mundial, para não tirar a itens como iogurte da mesa, deverá cortar, primeiro, despesas como as viagens, o lazer e a TV a cabo.
1.      A nova classe média é responsável por 78% das compras em supermercados, por 70% dos cartões de crédito no país e com 80% das pessoas que acesso à Internet.
2.      75% têm casa própria, quitada ou não.
3.      A maior parte da nova classe média e, 23% têm onze anos de estudo. Outros 10% tem 15 anos ou mais.
4.      As famílias também se preocupam mais com educação. O gasto com pagamento de escolas material escolar e livro subiu 772,2% de 2002 a 2009 de R$1,8 bilhão para R$15,7 bilhões.

5. Despesa de consumo das famílias da classe média
1.      Alimentação 20%
2.      Habitação 36%
3.      Transporte 20%
4.      Vestuário 6%
5.      Higiene cuidados pessoais 2%
6.      Assistência à saúde 7%
7.      Educação 3%
8.      Lazer 2%
9.      Fumo 1%




6.   6. Inflação medida pelo IPC lá em doze meses
1.      Alimentação e bebida 10,41%
2.      Habitação 6,42%
3.      Artigo de residência 2,21%
4.      Vestuário 9,37%
5.      Transportes 5,67%
6.      Saúde e cuidados pessoais 6,6% e
7.      Despesas pessoais 8,58% e
8.      Educação 7,99% e
9.      Comunicação 1,78%
10.  Índice geral 7,23%

7. Classes econômicas venda domiciliar
1.      Classe E DE R$ O a R$571
2.      Classe D R$751 a R$1.200
3.      Classe C de R$1200 a R$5.774
4.      Classe B de R$5.174 a R$6.745
5.      Classe A acima de R$6.74

8. Pirâmide populacional
1.      Classes AB de 22.526.223
2.      Classe C 105.468.908
3.      Classe DE 63.592.062

Fontes Instituto Popular, Secretaria de assuntos estratégicos (SAE) da Presidência da República e Fundação Getúlio Vargas (FGV)



Nenhum comentário:

Postar um comentário