sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Trabalho & formação profissional

Editor: Marcelo Agner
Correio Braziliense. Brasília, domingo, 8 de janeiro de 2012
Como nasce um gerente

Gestores de diversas áreas citam atributos que fazem deles líderes em seus locais de trabalho. Identificação com o ambiente, boa comunicação e dinamismo são características em comum para o exercício do cargo.

“O gerente deve ser uma pessoa com muitas habilidades. Ele precisa saber a parte específica do seu país, mas tem de ter uma visão estratégica atemporal vigor balizada tem informações diversas”
Monalisa Maia, gerente de marketing

Gerenciar é liderar organizar e comunicar. Segundo Minervino Neto, diretor da Dele Carnegie, a gerência pode ser sintetizada em um conceito: "A empresa ter um profissional que saiba administrar processos e pessoas".
O gerente deve ter várias habilidades:
1.      Conciliar as habilidades da relação interpessoal e as burocráticas, as duas virtudes precisam coexistir. Minervino "A pessoa que só sabe gerenciar processos torna a empresa burocrática demais; por outro lado, o gerente foi tem aptidão para comunicar bem com os funcionários, deixa a instituição muito dependente desses".
2.      Competências comunicativas e conciliadoras
3.      Relação positiva com local de trabalho, conhecer a filosofia da empresa, modo de atuar se encaixa perfeitamente no perfil da escola. “O sucesso depende dessa semelhança entre profissional e o local de trabalho".
4.      Ter habilidade para planejamento e organização como: traçar metas e determinar prazos para cumpri-la, uma gestão responsável. "Por outro lado, avalia o especialista, o gestor deve tomar cuidado com o engessamento das idéias.
5.      Dialogar é preciso Comunicar-se bem é sair da Torre de Babel. Conversar bem é garantir um diálogo eficaz. Falar bem e ser compreendido é função primordial para quem trabalha com outras pessoas especialmente em cargos gerenciais.
6.      Tipos de linguagem: Segundo Minervino, falar de culta todo o tempo não é sinônimo de que a comunicação está fluindo corretamente. "É preciso adaptar o diálogo de acordo com o público. Com o profissional hábil em comunicação, o gerente deve saber ser formal quando necessário e informal quando oportuno".
7.      Ganhar o respeito dos outros: conforme Leonardo, “Para ganhar o respeito dos outros, o primeiro passo é tratá-los da forma de forma igualitária", de frente. Com relação a capacidade de planejar a Morgan afirma que o serviço traz surpresas e pode fugir do controle se soluções imediatas não forem pensar. "Às vezes, é necessário identificar uma medida de urgência que não condiz com o planejado, mas que resolva os problemas.
8.      Multifuncional Acumular vários deveres. "O gerente precisa saber a parte específica do seu ofício, mas ter uma visão estratégica atemporal e globalizada de informações diversas". Para Monalisa, o líder não precisa nascer com todas essas habilidades. "Os atributos são desenvolvidos ao longo da carreira".
9.      Produtividade, o especialista Menervino.  “Um passo primordial para conquistar funcionários é saber diferenciar conhecimento técnico de liderança". O administrador de equipe precisa ser um funcionário multifuncional, atento às mudanças de mercado e exímio conhecedor das atividades profissionais.

Formar o contratar, eis a questão
Observar as característica em chefe de equipe e analisar se o perfil daquela pessoa atenderá exigências da corporação é missão de especialistas. Consultórios em RH acreditam que a evolução do funcionário dentro da empresa até a gerência é o caminho mais natural. Entretanto, não descartam a possibilidade de se garimpar talentos fora de casa.
   Alessandro alerta para os cuidados que o gestor deve ter ao ingressar em um novo ambiente de trabalho. "Procurar ganhar o respeito das pessoas antes de criticar alguma coisa".

Vantagens e desvantagens de contratar um profissional fora da empresa:
1.      O tempo médio gasto entre a 3 a 6 meses para adaptar ao serviço
2.      Os conhecimentos específicos que traz, constitui um diferencial
3.      O mercado seleciona de acordo com a competência do funcionário, seja ele, novo ou velho.
4.      O resultado de um bom trabalho chama atenção dentro e fora da empresa.









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