segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Trabalho & formação profissional

Editor: Marcelo Agner
Fone: 3214-1182

Correio Braziliense, Brasília, domingo, 1º de janeiro de 2012
Eu prometo...  Eu cumpro...

 A virada do ano é propícia para avaliar todos os aspectos da vida inclusive o profissional. E quando o assunto é trabalho, melhor não esperar por milagres. Planeje bem 2012 e saiba como colocar suas idéias e práticas

Passo a passo a especialista em RH Carmem Cavalcanti, diz que um planejamento de carreira eficiente demanda três etapas:
1.      Autoconhecimento
É preciso conhecer os próprios pontos fortes e fracos, além de saber quais são as metas que você quer atingir. Aqui é recomendado usar uma ferramenta de administração chamada SWOT: Forças (Strengaths) Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). abreviação que vem do inglês.
2.      Busca de informações
O profissional que planeja a carreira deve conhecer o mercado para aumentar seu leque de opções. Quanto mais o trabalhador estiver sintonizado, mais ele estará apto. Nesse ponto a pesquisa é estimulada.
3.      Plano de ação
É a hora de juntar as metas pessoais com as oportunidades do mercado. Traçar o que se quer fazer a curto médio e longo prazo. Planejar é isso: tirar as idéias do campo abstrato para melhor gerir a carreira.
Aceite o desafio
Um planejamento não é criado a partir de um passe de mágica. É fruto de um processo. “O Projeto de carreira depende depende do que o profissional deseja. E, para se programar é preciso observar o passado". 
A gestora de recursos humanos Alexandra Morgado, não acredita em planejamentos a prazos mais longos do que cinco anos. "A carreira de quem não está estagnado sempre se renova e as oportunidades aparecem. Não recomendo ficar atado a algo por tempo indeterminado".

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