quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto de Educação Financeira




Disciplinas envolvidas
  • CED  02 Matemática
  • CED 06 Português
  • CED 07 Biologia

Série / Turma:
  • CED 02 3ºD 39 alunos, Matutino, Ensino Médio
  • CED06 3°C 37 alunos, Matutino, Ensino Médio
  • CED07 3ª A 38 alunos, matutino, Ensino Médio
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O Projeto Piloto de Educação Financeira, em pareceria com o Instituto Unibanco, junto às instituições da SEEDF, tem como objetivo formar para a cidadania; ensinando os alunos a consumir e a poupar de modo ético, consciente (com planejamento e metas claras) e responsável dentro das dimensões espaciais e temporais.

Justificativa
A entrada da Educação Financeira nas escolas se justifica por diversas razões amplamente estudadas pelos países que já acumulam experiência na área. Dentre essas razões se destacam os benefícios de se conhecer o universo financeiro e de tomar decisões financeiras adequadas, que fortaleçam o comando autônomo da própria vida e, por extensão, do âmbito familiar e comunitário.
A Educação Financeira nas escolas se apresenta como uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos e a realizar seus sonhos individuais e coletivos. Discentes e docentes financeiramente educados são mais autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só sua própria qualidade de vida como a de outras pessoas.
A Educação Financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o desenvolvimento do país. Tal desenvolvimento retorna para as pessoas sob a forma de serviços mais eficientes e eficazes por parte do Estado, numa relação saudável das partes com o todo.

Objetivos
a. Relacionados à dimensão espacial
  1. Formar para a cidadania articulando os direitos e deveres civis, políticos e sociais (Marshall, 1967).
  2. Ensinar a consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável
  3. Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude
  4. Formar disseminadores críticos.
b. Relacionados à dimensão temporal
5.    Ensinar a planejar a curto, médio e longo prazo
  1. Desenvolver a cultura da prevenção e evitar os desperdícios.
  2. Proporcionar a possibilidade de mudança da condição atual.

BLOCOS 2 /2011
O QUE VOCE JÁ SABE

Tema 4TRABALHO  

Tema 5 EMPREENDEDORISMO

Tema 6 GRANDES PROJETOS
1.    O trabalho dá as cartas
2.    Primeiro emprego
3.    Renda-se!
4.    Vacas magras e vacas gordas
1.    Uma grande idéia
2.    Quais são os seus talentos?
3.    Profissão empreendor
4.    A alma do negócio  

1.    Tijolo por tijolo
2.    No seu cantinho
3.    Todo dia ela fala a mesma coisa
4.    Agora é a minha vez de ajudar os meus pais
5.    Sonho planejado



 

c. BLOCOS 3/2011
O QUE VOCE JÁ SABE
Tema 7 BENS PÚBLICOS
1.    Livro escolar
2.    Serviços públicos
3.    Corrupto, EU?
4.    Rap do contador
Tema 8 ECONOMIA E DO PAÍS   
1.        Meu bicho papão nunca foi a inflação
2.        Supervisores do Sistema Financeiro nacional
3.        Falando “economês”
4.        Mercado
Tema 9 ECONOMIA DO MUNDO
1.        Fascículo Especial Moeda
2.        Rádio Sul-americana
3.        Negócio da china
4.        Organismos internacionais
5.        Sonho planejado





Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Modelo pedagógico

O modelo pedagógico foi concebido para oferecer ao aluno informações e orientações que favoreçam a construção de um pensamento financeiro consistente e o desenvolvimento de comportamentos financeiros autônomos e saudáveis, para que ele possa, como protagonista, de sua história, planejar e fazer acontecer a vida que deseja para si próprio, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence. Nesse sentido, no de 2010, o foco do trabalho foi sobre as situações cotidianas de vida do aluno, porque é nelas que se encontram os dilemas financeiros que ele precisará resolver.
No ano de 2011 será trabalhado os Blocos 2 e 3. No  Bloco 2 será trabalhado os  temas: 4  trabalho,  5 empreendedorismo, 6 grandes projetos; e no Bloco 3 temas: 7 Bens públicos, 8 Economia do pais e 9 Economia do mundo. Todos os temas trabalhados começam com O que você já sabe e termina com as seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara, mais o Sonho Planejado ao final de cada bloco de três temas.  
Os estudos sobre diversas experiências internacionais confirmam que os alunos aprendem melhor no contexto das situações que enfrentam no dia a dia.
Para dar concretude a essas intenções, o modelo pedagógico se apoia em duas dimensões conceituais: a temporal e a espacial, às quais se conectam sete objetivos gerais que, por seu turno, se traduzem em dez competências.

Objetivos: Objetivos temporais Objetivos espaciais
  1. Formar para a cidadania
  2. Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente e responsável
  3. Oferecer conceitos e ferramentas para tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude
  4.  Formar multiplicadores
  5. Ensinar a planejar em curto, médio e longo prazo
  6. Desenvolver a cultura da prevenção
  7. Proporcionar a possibilidade de mudança da condição atual

Competências
C01 Debater direitos e deveres
C02 Tomar decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis
C03 Harmonizar desejos e necessidades no planejamento financeiro do projeto de vida
C04 Ler e interpretar textos específicos de Educação Financeira
C05 Ler criticamente textos publicitários
C06 Tomar decisões financeiras autônomas de acordo com suas reais necessidades
C07 Atuar como multiplicador
C08 Elaborar planejamento financeiro
C09 Analisar alternativas de prevenção em longo prazo
C10 Analisar alternativas para superar dificuldades econômicas

Desenvolver um trabalho com o tema, Educação Financeira, será um grande desafio para os educadores, pois a mídia esta o tempo todo motivando as pessoas a consumirem cada vez mais, independentemente de suas condições financeiras.  O educador terá que adotar uma postura diferente diante dessa nova realidade, incentivar e por em prática uma atitude responsável e consciente diante do consumo.
Enfim, o educador deverá contextualizar suas aulas com as informações e problemas financeiras atuais, usar um vocabulário adequado, adaptar a sua metodologia de trabalho a nova realidade, oportunizar aos alunos fazer discussões em sala, entre outros.  Assim, no futuro, teremos cidadãos mais críticos e conscientes com relação ao nosso planeta.
Os conteúdos abordados estão na seguinte ordem, começa com O que você já sabe, cada bloco tem três temas e sete situações didáticas. O Bloco 2 começa a partir do tema 4 ex:  tema: 4 Trabalho,  tema 5 Empreendedorismo, tema 6 Grandes Projetos. O Bloco 3 começa com O que você já sabe, e a partir do tema 7 Bens públicos, tema 8 Economia do pais, tema 9 Economia do mundo. Todos os temas trabalhados terminam com as seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara, mais o Sonho Planejado.  
O projeto terá inicio em agosto de 2010, após o teste de avaliação diagnóstica e terminará em novembro de 2010, com a avaliação final. Será desenvolvido através de três temas: Vida cotidiana em família; Bens pessoais e Vida social.O projeto teve 4 meses de duração e foi  trabalhado como Projeto Piloto de Educação Financeira em parceria com o Instituto Unibanco, SEEDF, Banco Mundial e a CVM.
Em 2011 será trabalhado os Blocos 2 e 3. O Bloco 2 tem os seguintes temas:  4 Trabalho, 5  Empreendedorismo, 6 Grandes Projetos, cada tema trabalhara com 14 SDs. O Bloco 3 tem os seguintes temas: 7 Bens públicos, 8 Economia do pais e 9 Economia do mundo, cada tema trabalhara com 14 SDs, totalizando 28 aulas. Todos os temas trabalhados terminam com as seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara, mais o Sonho Planejado.  
O projeto começará após a capacitação dos professores geradores, que aconteceu nos dias 28/03 e 30/03/11. Os professores decidiram iniciar o trabalho através da apresentação do memorial do próprio professor, correlacionado com as perguntar do: O que você já sabe, e depois passará o filme: O diabo veste Prada.

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

a.  Recursos materiais
  1. Livro texto do aluno e do professor
  2. Filmes: O DIABO VESTE PRADA, A VIAGEM DA MINHA VIDA  
  3.  Músicas: Caetano Veloso: Beleza pura, Martinho da vila: Pra que dinheiro, Uma casa lá no campo, etc.
  4. Textos Fernando Pessoa: “Para ser feliz é preciso não saber-se feliz”
  5.  Filmadora, máquina fotográfica, DVD, TV, computador, Internet, Power Points,
  6. Textos, livros, jornais, músicas, reportagens, redações impressas, encartes de supermercados.

b.  Recursos humanos
1.  Coordenadora multiplicadora
2.  Coordenadores locais
3.  Professores geradores
4.  Alunos
5.  Parceiros: CVM. BM, BC, SUSEP, PREVIC, MEC, e o Instituto Unibanco


Registro do processo

O projeto piloto de Educação Financeira prever (exige) que seja preenchido três relatórios  no ano de 2011, nos meses de abril, junho e outubro. Os registros ocorrerão no decorrer do projeto, assim que as atividades sendo forem acontecendo.


Avaliação e Resultados esperados

Começou com o teste diagnóstico que foi feito em agosto e terminou em dezembro de 2010, nos dias 06 e 07/12/10, com a avaliação final. 
A avaliação será contínua e individual, ao final de cada SDs, cada aluno, avaliará o seu próprio desempenho, com relação aos temas trabalhados, através das seguintes atividades: o Pisca Alerta, o Experimente, Pra variar e o Cara a Cara.
O professor poderá ainda sugerir a que os alunos façam apresentações coletivas dos textos trabalhados, discussões, debates, apresentações teatrais, encenações musicais entre outras.
Em 2011 a avaliação seguirá os mesmos passos descritos acima mais os três relatórios  parciais nos meses de abril, junho e outubro e,  um Seminário Internacional  no Ceará e um workshop com os pais no mês de abril ou maio. Terminará com uma avaliação no final de novembro.
AÇÕES PRÁTICAS DA ESCOLA com os pais
·         Workshop de com os pais – abril ou maio, com orientação do Instituto Unibanco;
Sugestões da coordenadora multiplicadora
·         Workshop de profissões com os alunos;
·         Desenvolver o Protagonismo Juvenil e o pensamento crítico diante de textos jornalísticos, publicitários e questões;
·         Trabalho voluntário junto às instituições Lar de idosos, creches, abrigos e outros;
·         Testes vocacionais/Orientação educacional;
·         Planos de saúde/legal: direito e deveres dos consumidores
·         Retrato do país que não sabe envelhecer (Correio Brazilense 03/04/2011);
·         Correio Braziliense: Eu Estudante do dia 07.02.11, Eu Estudante do dia 04.04.11, Eu Concurseio dos 21.03.11,
·         Visitas as Universidades: UnB, UniCEUB, Semana POP da Católica;
·         Orientações financeiras junto às outras instituições;
·         Parceria com a OAB, direitos e deveres dos cidadãos: ECA, Estatuto do idoso;
·         Estudar a Constituição Federal (Artigo 5º);
·         Visita ao STJ do DF.
·         Celso J. FerrettiI; Dagmar M. L. Zibas; Gisela Lobo B. P. O "protagonismo juvenil" ganhou repercussão na área educacional,a partir da implementação da reforma curricular do Ensino Médio, cujas diretrizes adotam esse conceito como um dos pilares  das inovações sugeridas.
·         São os seguintes os Quatro Pilares: Jacques Delors
     * Aprender a Ser
     * Aprender a Conviver
     * Aprender a Fazer
     * Aprender a Conhecer (Aprender)


Divulgação / Socialização do Projeto realizado

1.    Divulgação e sensibilização do projeto piloto de Educação Financeira na escola usando os cartazes que foram mostrados na capacitação;
2.    Iniciar o projeto com alunos uma seção de cinema com o filme: o diabo veste Prada.
3.    Apresentações teatrais, Blog, painel na escola com os eventos do projeto como as festas: dia dos Estudantes, dia dos Pais e dia do Professor.



Referências Bibliográficas

Correio Braziliense, domingo 30, de maio de 2010. Formação profissional, Tema comportamento.

Correio Braziliense, ECONOMIA. Editor Vicente Nunes. vicentenunes.df@dabr.com.br telefone: 3214-1148.  

Correio Braziliense, segunda-feira 21, de julho de 2010. Revolução dos cliques, Tema tecnologia. Editora: Ana Paula Macedo. Anapaula.df@dabr.com.br 

Correio Braziliense, segunda-feira 04, de julho de 2010. Caderno de Formação profissiona, Tema: Divã do Empreendedor, kit de Comunicação e Mude sua rotina Gilberto Porto. gport@unb.br   www.correioweb.com.br  

Correio Braziliense, segunda-feira 11, de julho de 2010. Caderno de Economia, tema: inflação o que é isso? Editor Vicente Nunes.Vecentenunes.df@dobr.com.br 3214-1148. Consórcio Vendas avançam 48,8% no ano. Vera Batista. http://http://www.bcb.gov.br/   

Educação Financeira nas escolas Ensino Médio, Bloco 1, livro do aluno e do professor ,1ª Ed;2010.180 p.

REVISTA do Correio.  Quando eles vão crescer. Investir ou poupar? Compras. Correio Braziliense. Brasília, Domingo, 10 de abril de 2011p. 10-13.

Eu, estudante, Eu vou de óculos. Brasília, segunda-feira, 04 de abril de 2011, www.corriobrzilense.com.br/euestudante.

Eu, estudante, O manual do intercambista. Brasília, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011, Ano III, nº 23 www.corriobrzilense.com.br/euestudante.

Correio Braziliense. Raio x do Entusiasmo: Bateu um o desânimo. Brasília, domingo, 04 de
fevereiro de 2007.

Eu, Concurseiro, Correio Braziliense. Brasília, segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu, Concurseiro, Correio Braziliense. Brasília, segunda-feira, 16 de maio de 2011.

Eu, estudante, Não tô nem ai. Brasília, segunda-feira, 02 de maio de 2011, Ano III, nº 26 www.corriobrzilense.com.br/euestudante.

Correio Braziliense. Grita do consumidor. Brasília, segunda-feira, 25 de abril de 2011.

Correio Braziliense. Dez por cento da PIB para a educação pública é muito? Brasília, segunda-feira, 25 de abril de 2011. Otaviano Helene, professor no Instituto de Física da USP.

Correio Braziliense. Formação de professores, Mozart Neves Ramos, professor da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, e membro do CNE. Brasília, segunda-feira, 2 de maio de 2011.
Celso J. FerrettiI; Dagmar M. L. ZibasII; Gisela Lobo B. P. Tartuce. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio.Curso PROINF, de julho a agosto de 2010.
Orientações curriculares 2008 SEEDF.

Orientações pedagógicas 2008 SEEDF.

Diretrizes para avaliação pedagógica de 2008 SEEDF.

Portal do Professor MEC, sites da internet

Revista EXAME, edição 968, nº 19/05/10, ano 44. Editora: Abril, p.10-30. Reportagem de Carolina Meyer e Mariana Aragão.

Revista SUPER interessante, Sucesso e Fracasso, Edição 280, julho 2010.  Editora: Abril, p.58-67. Reportagem de Karin Hueck.

Músicas: Caetano Veloso: Beleza pura; Martinho da vila: Pra que dinheiro; Uma casa no campo: Elis Regina; Outras;

Textos: Fernando Pessoa: “Para ser feliz é preciso não saber-se feliz” 

Filmes: A procura da felicidade; A viagem da minha vida; O diabo veste Prada; Gladiador-11min.;  Coração Valente; A corrente do bem; O plano perfeito; Senhor das armas; Cidade do Silêncio Deneffer Lopes; Click; Um homem de família, Mãos talentosas- 1h30, etc.



Escolas de Taguatinga DF     
  • CED 02
  • CED06
  • CED07

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